#90 Sofia Santos

19 agosto, 2017


Trabalhou como diretora de arte e designer em Lisboa, Madrid e Sydney mas foi em Nova Iorque que desenvolveu uma antiga paixão: ilustrar. Na cidade que nunca dorme decidiu inscrever-se em algumas aulas de desenho e ilustração e nunca mais parou. 

Se este fosse o teu perfil de uma rede social o que escreverias na área 'Sobre ti’?
Sempre tive muita dificuldade em falar sobre mim, mas vou tentar. Aqui vai: Portuguesa, designer / ilustradora que vive em Nova Iorque. Gosto do verão e da praia, de sair para dançar e conversas longas com amigas. 

A expressão visual é a tua forma preferida de comunicação? 
As pessoas que me conhecem bem sabem que sou uma pessoa muito expressiva. Falo bastante, adoro cantar e dançar mas a expressão visual é como uma meditação e uma forma de comunicar mais pessoal.

O que é que a ilustração te dá que a publicidade não?
Na publicidade trabalho marcas com uma identidade visual marcada ou, se o trabalho for criar a sua identidade, tem de refletir a personalidade dessa marca. A ilustração, permite-me expressar individualmente a minha personalidade e o meu estilo. Outro aspecto de ilustrar que gosto bastante é o facto de desenhar e pintar à mão em vez de fazer tudo no computador.

Depois de Madrid e Sydney, Nova Iorque é a cidade ideal para ilustrares?
Eu penso que sim... principalmente para alguém como eu que sempre pensou em seguir ilustração mas precisava de um empurrãozinho. Nova Iorque pode ser bastante difícil para se viver mas é também muito inspiradora. As pessoas que encontras aqui têm muita vontade de fazer acontecer e isso dá-me mais força para querer continuar. Pessoas que te inspiram e puxam para a frente. Para além disso existem imensos cursos de arte para todos os estilos, a todas as horas, para todo o tipo de pessoas, é incrível!

Ainda desenhas todos os dias?
Por enquanto sim, e espero continuar a fazê-lo :)

Podem encontrá-la aqui: 
100 days of women © 2017