#32 Carolina Freitas

22 junho, 2017


Carolina Freitas é Anny is Candy, youtuber desde os 15 anos e cara do WTF, o tarifário da NOS dedicado à nova geração. Influenciada pelos youtubers internacionais que acompanhava decidiu experimentar e não parou mais, partilhando ideias e opiniões que chegam a mais de 50 mil jovens. 

Se este fosse o teu perfil de uma rede social o que escreverias na área 'Sobre ti’?
Na verdade nunca fui muito boa nesse tipo de coisas. O que é que uma pessoa diz? "Olá, sou a Carolina e tenho X anos. Prazer." Apresentações e usernames não são, de todo, o meu forte (como poderão já ter tido a oportunidade de comprovar).

O que é que tinhas para dizer aos 15 anos que merecia um canal no Youtube? 
Aos 15 anos eu tinha imenso tempo livre e não sabia o que fazer com ele. Estava nas minhas férias de Verão, completamente aborrecida; nessa altura também consumia muitos vídeos no YouTube, que não tinha nem metade da variedade que tem agora! Estava fascinada com o que estava a ser feito e quis experimentar. Porque não? Não tinha nada melhor para fazer, mesmo. Então lá fui eu fazendo umas coisinhas para me divertir, outras vezes quis falar de coisas mais sérias que me incomodavam diariamente. Entretanto, já lá vão 8 anos...

Ainda te lembras sobre o que falavas no primeiro vídeo que colocaste online?
Para ser muito sincera não faço a mais pálida ideia. Eu comecei a colocar vídeos online ainda fora do YouTube, só mais tarde é que surgiu o canal que tenho atualmente. 

Quando vemos a Anny vemos a Carolina?
Sim. Nunca quis criar nenhuma persona para o meu canal, mas hoje em dia penso que talvez isso tivesse sido mais seguro para mim. Comecei o meu canal numa altura em que ainda estava a descobrir-me e definir-me como pessoa, daí que exista uma grande diferença desde o início até agora (o que, também, em 8 anos é inevitável). Contudo, apesar das diferenças que se notam tentei sempre mostrar-me a mim mesma, e não um produto que poderia corresponder ao que as pessoas quisessem ver.

São já mais de 55 mil os seguidores no teu canal. 'With great power comes great responsibility'? 
Um pouco, mas tento não pensar muito nisso. No fundo, eu sou uma miúda normal, estou nos meus 22 anos e muitas vezes nem à minha vida sei o que fazer! Tenho a noção de que o público se pode influenciar por algumas das minhas opiniões, o que para mim é muito assustador porque sabemos que as opiniões são coisas que vão mudando com o tempo, e além disso acho que cada um deve ter espírito crítico suficiente para construir as suas. Eu tento ao máximo incentivar a discussão dos temas que abordo e não tanto influenciar o público a alcançar determinada conclusão, mas infelizmente sei que é uma coisa que não está totalmente sob o meu controlo. 

A exposição já te garantiu alguns projetos profissionais. Imaginas-te a fazer da AnnyIsCandy a tua profissão? 
Gostava que fosse uma parte da minha vida profissional, mas tenho outros interesses que gostava de seguir.

Podem encontrá-la aqui: 
100 days of women © 2017