#21 Maria Bessa

11 junho, 2017


Maria Bessa estudou design entre Lisboa e Budapeste onde aprendeu ilustração húngara, música cigana e uma receita de gulash. Com Rui Simões, foram a primeira dupla portuguesa a conseguir um prémio nos Young Lions, em Cannes. Quando não está a desenhar, é possível encontrá-la nos palcos, onde baila e brilha… pelo menos quando os focos a iluminam.

Se este fosse o teu perfil de uma qualquer rede social o que escreverias na área 'Sobre ti’?
Acho que em todas as redes sociais tenho apenas o link para o meu site.
O site mostra o que faço e o que gosto, por isso penso que é uma boa forma de se "ver" qualquer coisa sobre mim.

Ainda sabes fazer gulash? 
Ahahaha eu era óptima a provar todos os gulash, mas nunca soube fazer um tão bom como os que comia em Budapeste.

1º lugar nos Young Lions em Lisboa, bronze em Cannes, 1º lugar no Greatness Challenge do ADCE em Barcelona. Depois disto vive-se para a glória ou continua-se a acordar as 8h? 
Adoraria poder viver para a glória, mas continuo a acordar às 8... Mas com os prémios ganhei mais confiança para me atirar para fora.
Mudei-me para a Alemanha e estou a trabalhar num estúdio de design chamado EIGA. Estou cá há pouco tempo, mas já dá para perceber que os processos e ritmos são completamente diferentes. Está a ser uma experiência interessante e queria muito viver algum tempo fora de Portugal.

Em Cannes, "trabalhar para o bronze" soube a ouro? 
Não!! E eu e o Rui ainda queremos voltar e trazer um ouro!

Entre trabalhos ainda dás um pezinho de dança? 
No último ano foi difícil conciliar o trabalho, a família, os amigos e dança. Mas agora em Hamburgo, com os horários alemães, acho que vou conseguir voltar a dançar regularmente.

Qual a campanha que já te fez pensar 'gostava de ter sido eu mas não fui'? 
Adorava ter feito o projeto Opéra de Saint-Étienne criado pela agencia francesa Graphéine.
Está tudo pensado ao detalhe: desde a criação do logotipo, as paletes de cor, as fotografias que brincam com o O... Adoraria ter um projeto assim no meu portfólio.

Podem encontrá-la aqui: 
100 days of women © 2017