#14 Mónica Couto & Soraia Santos

04 junho, 2017


Mónica e Soraia criam eventos que prometem ficar na memória de quem participa. Conheceram-se no primeiro ano da Faculdade e são amigas e empreendedoras desde então, sempre dispostas a contrariar o mundo a preto e branco dos eventos.

Se este fosse o teu perfil de uma qualquer rede social o que escreverias na área 'Sobre ti’?
Mónica: Construimos memórias, celebramos a vida.

Soraia: Neste momento, nada me acorre para além da frase que define a Pilar: Construimos memórias, celebramos a vida!

Com quanto tempo de antecedência se começa a trabalhar num casamento?
Mónica: Depende muito, é algo que não depende só de nós. Já tivemos noivos que nos procuraram com um ano e meio de antecedência e já tivemos clientes com quem começámos a trabalhar a 2 meses do casamento e correu igualmente bem, apesar de ter sido um grande desafio. Os meses de preparação são sempre importantes para amadurecimento das ideias e criação do conceito. 

Soraia: Não há um tempo definido e específico... Há casais que vêm ter connosco com um ano e meio de antecedência, outros com nove, seis e até quatro meses. De acordo com o que pretendem que a Pilar auxilie, faremos sempre o melhor possível! Podemos tratar da coordenação integral, do design e decoração do evento ou apenas do design e decoração, depende do que cada casal pretende. 

O 'viveram felizes para sempre' ainda faz parte do imaginário de quem vos procura?

Mónica: Acreditamos que sim. Procuram-nos com entusiasmo e o envolvimento dos casais é tanto para que tudo corra bem no dia deles que acreditamos que dão este passo com essa certeza. Pelo menos temos tido essa sorte o que nos faz muito felizes. 

Soraia: Sim, claro que sim! É bonito quando vêm ter connosco com um brilho nos olhos e com entusiasmo e alegria, por vezes alguma timidez, nos contam a sua história e o que idealizam para o dia tão especial!

Vocês já se conhecem desde a faculdade. É fácil trabalhar em dupla e conjugar ideias?
Mónica: É verdade. Eu e a Soraia conhecemo-nos há cerca de 10 anos, no primeiro ano da Faculdade de Design e somos amigas desde então. Frequentámos a mesma turma de licenciatura e mestrado, fizemos o estágio profissional juntas e juntas pensámos e desenvolvemos o projeto Pilar também. Foi em dupla que este projeto nasceu e sem dúvida que se não fosse o contributo de cada uma de nós a Pilar não seria a Pilar. É fácil e gratificante trabalhar em dupla. Nem sempre é fácil conjugar ideias, por vezes pensamos de forma diferente e temos a nossa teimosia mas a maior parte das vezes estamos em sintonia. A verdade é que é importante partilharmos visões, ideias diferentes e questionarmo-nos uma à outra, vemos isso como uma forma de evolução. O mais importante é que sabemos ouvir-nos uma à outra e isso reflete-se no resultado final.

Soraia: Já nos conhecemos há 10 anos, desde o primeiro ano da faculdade. Juntas, fizemos a licenciatura e o mestrado em Design de Interiores na Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos e partilhamos o mesmo projeto em estágio profissional na mesma instituição.
Somos muito diferentes em termos de personalidades, mas completamo-nos nas ideias e gostos e isso é o mais importante! Não considero fácil trabalhar em equipa, é bastante trabalhoso mas tem o outro lado também, é muito mais gratificante. Muitas vezes nem precisamos de dizer o que achamos, basta olhar uma para a outra!

Qual o espaço mais inusitado com que já se cruzaram e que vos levou a dizer: "um evento aqui era qualquer coisa de espetacular!"?
Mónica Cais Novo, sem dúvida!

Soraia: Poderei dizer o mesmo espaço que a Mónica mencionou, o Cais Novo! É um dos nossos espaços de eleição, gostamos mesmo muito. 
Adoramos descobrir espaços inusitados no nosso país, desde locais no meio da natureza a espaços abandonados ou em ruínas. Começamos logo a imaginar o que poderíamos fazer, o que implicaria, a logística toda e claro, o resultado final.

'Event planner' é um daqueles profissionais que muitos acham que não vale a pena contratar porque qualquer um sabe montar uma mesa e imprimir uns acessórios para o Photo Booth. Mas há "vida" (trabalho) para além dos arranjos florais verdade?
Mónica: Há muita “vida” para além dos arranjos florais, sim! Os arranjos são apenas a cereja no topo do bolo e feitos por nós poucas horas antes do evento, pois as flores são frágeis e têm de ser trabalhadas com pouco tempo de antecedência para estarem bem frescas e bonitas no dia do evento. Claro que a escolha das melhoras flores e tons, a encomenda das mesmas com antecedência, também é muito importante.
Trata-se de um trabalho invisível e longo que se começa a partir do momento em que os noivos aceitam trabalhar connosco até ao dia seguinte ao casamento. O nosso trabalho abrange o serviço de Planeamento e Coordenação Integral do evento, com a nossa presença no dia do evento, (o que implica, entre outras coisas, apoio na seleção do espaço do evento e o contacto e reuniões com todos os parceiros envolvidos), o Design e Decoração e todo o material que temos disponível até à data como mesas, luzes de arraial, francos de cerâmica de autor e frascos de vidro de farmácia, entre muitas outras coisas. Todo o material que vamos investindo ao longo do tempo poderá ser utilizado, sem qualquer restrição. Para além disso, existe toda a fase de transporte, montagem e desmontagem de todo o material para o local do evento que também é feita por uma equipa, com o nosso apoio. Durante todo este processo, o conceito é criado, ideias surgem, ideias são abandonadas e substituídas por outras e o conceito vai amadurecendo para que no dia do evento tudo esteja em harmonia, até aos mais simples detalhes. 
É algo que fazemos com muito carinho, amor, onde investimos muito tempo e suor. Acreditamos que a recompensa de todo esse investimento, invisível aos olhos de muitas pessoas, faz com que o resultado final seja muito gratificante.

Soraia: Há muito mais trabalho para além dos arranjos florais, há muita vida por detrás de cada evento. A decoração é um dos pontos altos de cada evento, é a “cereja no topo do bolo” porque é aquilo que efetivamente se vê quando se chega ao espaço, por exemplo, mas fazemos muito mais do que isso. Neste caso, a PILAR trata da coordenação integral, do design e decoração de cada evento. Nós estamos no backstage de cada evento, simplificamos o processo de preparação, organizamos tudo e muitas vezes o cliente nem imagina o que implica. A logística de cada evento é bastante grande e trabalhosa, são muitos dias de preparação (antes, no dia, e após os eventos) exige uma grande equipa com bons profissionais, coordenação entre todos e muito gosto no que se faz! No final, a gratidão, os sorrisos e a felicidade do casal e dos convidados é o que nos enche o coração!

Podem encontrá-las aqui: 
100 days of women © 2017